7 formas de monetizar seu blog e ganhar dinheiro na Internet

Se você já tem um blog ou está pensando em criar um, você já começar a pensar em formas de ganhar dinheiro com seu blog.

Ganhar dinheiro com blogs é, geralmente, chamado de Monetização. Coloque esse termo em seu vocabulário porque vai ouvir muito isso neste mercado web.

Monetizar blogs significa tornar o blog uma fonte de renda; é usar do tráfego (visitas) do blog para ganhar dinheiro, e existem muitas formas de ganhar dinheiro com um blog. Nem todas essas formas de monetização funcionam para todos os blogs, e isso vai exigir que o blogueiro encontre uma forma que melhor dá resultados em seu nicho. O que o blogueiro faz para ganhar dinheiro on-line é divulgar anúncios ou produtos de empresas em seu blog. 

As campanhas publicitárias são posicionadas em lugares estratégicos no blog e sempre que um usuário clicar nesses anúncios o blogueiro ganha uma comissão por isso - por CPA (Custo por Cliques); por CPC (Custo Por Ação - que exige que o usuário faça alguma ação após ter clicado em um anúncio no blog, ação essa que pode ser uma compra ou preenchimento de um formulário). 

Os anúncios de info-produtos, geralmente tem uma comissão fixa e o blogueiro sabe quanto ganha por cada venda efectuada através de seu link de afiliado. 

Existem várias formas de monetizar um blog. Neste artigo vamos lhe apresentar algumas das diferentes formas de gerar receita online e as estratégias mais utilizadas para ganhar dinheiro com blogs.
  1. Anúncios
  2. Marketing de Afiliados
  3. Venda de Produtos físicos ou digitais
  4. E-mail Marketing
  5. Venda de Cursos
  6. Vender Serviços de Coaching
  7. Vender E-books
Vamos abordar cada uma dessas formas para sua melhor compreensão.

1. Monetização através de Anúncios

Monetizar blogs através de anúncios é oferecer espaços em seu blogs para que anunciantes divulguem seus produtos/serviços e você cobra por isso. Existe muitos anunciantes querendo comprar espaços publicitários em sites/blogs e estão dispostos a pagar muita grana por isso. Se seu blog tem muito tráfego você pode ganhar muito dinheiro com isso. Você vai exibir anúncios ao lado de seu conteúdo no blog e toda vez que um visitante faz clique no anúncio e executa uma ação, você vai ganhar por isso.

Dessa forma é o chamado negócio direto. Você pode, também, trabalhar com rede de anúncios - como o Google Adsense.

2. Monetização através de Marketing de Afiliados

Marketing de afiliados é você se tornar afiliado de um produto digital e o divulga em seu blog. Geralmente você adiciona um link para o produto e quando um visitante clicar no banner do produto vai acessar o site do produto. Se o visitante comprar o produto você ganhar uma comissão por esta venda.

Se você tem um blog de nicho, com um público bem engajado e com interesses em recomendações de produtos, pode ser uma das formas viáveis para gerar receita em seu blog.

Existem alguns mercados de vendas de produtos digitais, tais como: Hotmart, Monetizze e Eduzz.

3. Monetização através de Produtos Digitais

Você pode criar e vender produtos digitais em seu blog. Se você aborda um assunto em um nicho específico em seu blog, você pode criar um produto digital sobre o assunto e vender.

Os produtos digitais podem ser uma combinação de vídeos, guias para download, e-books, etc. Crie um produto que satisfaça a necessidade de alguém e você vai lucrar muito com isso.

4. Monetização através de E-mail Marketing

E-mail Marketing pode ser um meio poderoso para ganhar dinheiro em seu blog. Para isso, você vai precisar criar uma lista de e-mails. Geralmente essa lista é criado usando seu próprio blog. Você pode pedir aos seus visitantes que Assinem Sua Lista e que estará enviando conteúdos de seus interesses para seus e-mails.

Em meados do ano 2009, quando comecei a criar blogs no Blogger, eu usava esse método, através da ferramenta Feed Burner do Google, e os visitantes assinavam a minha lista. Com o tempo consegui criar uma lista com milhares de e-mails. No meu caso eu não tinha interesse em usar a lista para fins de marketing, mas com o tempo comecei a aproveitar dessa lista para oferecer alguns produtos digitais relacionados ao conteúdo de meu blog.

Para trabalhar de forma acertada com o E-mail Marketing é recomendado que você use as plataformas de e-mail marketing, como Mailchimp, Aweber, ConvertKit, InfusionSoft, por oferecerem recursos e ferramentas específicas para o trabalho com este método.

5. Monetização através de Venda de Cursos

Vender cursos digitais online é outra maneira de lucrar com blogs. Desenvolva cursos intuitivos e úteis que agregam um valor tremendo e os ganhos virão de forma tranquila. Ao colocar seu coração e alma nesses cursos, você pode simplesmente permitir que eles sejam vendidos no piloto automático para você, outra grande fonte de renda passiva.

Os cursos funcionam muito bem quando se trata de habilidades técnicas, como desenvolvimento web, marketing digital, design gráfico e assim por diante. Mas eles também funcionam em formatos como finanças, ações, investimentos em moeda e contabilidade. Descubra em que você é realmente bom e faça a devida diligência antes de construir seu curso. 

6. Monetização através de Venda de Serviços de Coaching

Embora pareça que os serviços de coaching estão se infiltrando em todos os aspectos do mercado atualmente, vender serviços de coaching por meio do seu blog pode definitivamente ser uma perspectiva lucrativa. 

Quer você se configure como coach de vida, coach de carreira ou coach de desenvolvimento de negócios, você pode obter uma renda significativa com apenas poucos clientes. 

7. Monetização através de Venda de E-books

Os e-books oferecem uma forma rápida de ganhar dinheiro com seu blog. Você pode criar um e-book, cujo conteúdo esteja relacionado ao assunto de seu blog, ou você pode vender e-books de outros sobre o mesmo assunto. 

Os e-books de não ficção são relativamente simples de se criar e, se você estiver ensinando uma habilidade com a qual muitas pessoas estão procurando soluções, é provável que o e-book lhe traga bons lucros.

Você pode promover facilmente seu e-book diretamente por meio de seu blog, criando um conteúdo atraente que atrairá as pessoas e, em seguida, atraia-as com seu e-book. Você também pode criar um funil de vendas, que é um termo de marketing on-line para uma máquina de vendas automatizada com várias etapas, e vender seu e-book no piloto automático.  

Espero que essas informações lhe ajude na escolha de uma forma de monetização que funcione no nicho de seu blog.

Sucessos!