3 maneiras de limpar o registro do Windows com segurança

Experimente estas três maneiras mais seguras de limpar o registro do Windows
Não exagere ao limpar o registro do Windows, ou você pode causar danos graves ao seu Sistema Operativo Windows. Em vez disso, use essas dicas para fazer isso com mais segurança.

O Registro do Windows é um banco de dados complexo repleto de entradas sobre software e hardware do seu computador. No entanto, essas entradas podem ser corrompidas, danificadas ou inválidas devido a alterações incomuns feitas em seu computador.

Normalmente você não precisa fazer nada a respeito, mas às vezes eles começam a causar problemas, como mensagens de erro, PC mais lento e até travamentos. Se você acha que o registro do windows é o culpado pelos problemas do seu computador, aqui estão três maneiras seguras que recomendamos para limpá-lo.

Mas primeiro, faça backup do registro do Windows antes de limpá-lo




Considerando a importância dos dados contidos no Registro do Windows, você só deve tentar limpá-los se for absolutamente necessário. Uma alteração errada ou exclusão pode inutilizar seu computador, pois o Windows precisa dessas informações para funcionar sem problemas. Na verdade, bagunçar o Registro pode forçá-lo a reinstalar o Windows.

Uma das correções que discutimos abaixo é usar o Editor do Registro e recomendamos fazer backup do Registro antes de usar esta ferramenta. Dessa forma, você pode usar o backup para restaurar o Registro ao estado anterior caso algo dê errado.

Você também pode criar um ponto de restauração do sistema. Resumindo, isso criará um Ponto do estado atual do Windows, incluindo também o Registro. Você pode usar o ponto de restauração para retornar o Windows a esse Ponto e desfazer quaisquer alterações desastrosas que possa ter feito.

Como limpar com segurança o registro do Windows

Não recomendamos o uso de limpadores de registro para otimizar o registro do Windows. Isso porque essas ferramentas costumam fazer alterações radicais no Registro, o que, em alguns casos, pode danificá-lo.

Experimente estas três maneiras mais seguras de limpar o registro do Windows.

1. Use as ferramentas SFC e DISM



As ferramentas SFC e DISM podem ajudá-lo a corrigir arquivos corrompidos na instalação do Windows, que incluem entradas do Registro. O primeiro fará a varredura em seu sistema em busca de arquivos de sistema danificados e corrompidos e substituirá ou reparará qualquer um que encontrar. Este último irá reparar a imagem do sistema Windows, que inclui todos os seus arquivos, aplicativos, drivers e configurações.

2. Execute o utilitário de limpeza de disco

PrintScreen Disk Cleanup











O utilitário Limpeza de disco não limpa o registro do Windows diretamente. O que ele fará, entretanto, é remover restos de software e hardware que não foram completamente desinstalados, entre outras coisas. Por sua vez, isso provavelmente forçará o Windows a remover as entradas remanescentes do Registro associadas a eles, evitando uma série de problemas no processo.

3. Use o Editor do Registro

Finalmente, você pode remover entradas inválidas, danificadas ou corrompidas usando o Editor do Registro. No entanto, esta ferramenta só é segura se você souber as entradas exatas a serem excluídas.

Para fazer isso, siga as etapas abaixo:


1. Pressione Win + R para abrir o Windows Run.
2. Digite regedit na caixa de texto e pressione a tecla Enter.



3. Clique com o botão direito na chave (no painel esquerdo) ou entrada (no painel direito) que deseja excluir e clique em Excluir. Observe que a exclusão de uma chave também excluirá as entradas associadas.




Como isso funciona é simples. Suponhamos que você queira limpar entradas inválidas do Registro deixadas por programas que não foram completamente desinstalados. Você iria para a seguinte chave no Editor do Registro (você pode copiar e colar o texto na barra de endereço da ferramenta na parte superior) e excluí-los:

Se você tiver muito medo de excluir qualquer coisa do Registro, peça a um profissional para fazer isso por você.

Mantendo o registro do Windows limpo

Normalmente, você não deveria ter que fazer nada sobre o Registro do Windows, já que muitas das entradas incorretas não causarão problemas. Mas nos poucos casos em que isso acontece, você pode usar os métodos mencionados acima para limpá-los.

E se você precisar usar o Editor do Registro para limpar o Registro do Windows, tome cuidado para não bagunçar nada acidentalmente.

About the Author

Tutoriais sobre Tecnologias e Programação Web.

Postar um comentário

Cookie Consent
Usamos cookies neste site para analisar o tráfego, lembrar suas preferências e otimizar sua experiência.
Oops!
Parece que há algo errado com sua conexão com a Internet. Conecte-se à Internet e comece a navegar novamente.
AdBlock Detected!
Detectamos que você está usando um plugin de bloqueio de anúncios em seu navegador.
A receita que ganhamos com os anúncios é usada para gerenciar este site, solicitamos que você coloque nosso site na lista de permissões em seu plugin de bloqueio de anúncios.
Site is Blocked
Sorry! This site is not available in your country.