Criar Sites Grátis – prós e contras

A internet evoluiu de forma rápida, proporcionando opções que alguns anos atrás não eram possíveis. Programar um site completo não era algo barato e o resultado nem sempre desejado se comparado com os padrões que hoje já se podem atingir. Linguagens dinâmicas de programação era trabalho de programadores que passavam horas e horas digitando linhas de códigos.

A Web 2.0 trouxe novos conceitos, novas ferramentas e hoje criar um site não é mais trabalho duro e nem apenas de profissionais da área. Qualquer um, desde que saiba ler e escrever, pode criar um site em minutos, isso graças a sistemas já montados onde você só precisa fazer seu cadastro, escolher o nome para o seu site, um modelo e pronto!

De entre as diversas alternativas para você criar seu site grátis e em pouco tempo, recomendo o Webnode.com e o wix.com.

Recentemente escrevi um e-Book em forma de tutorial ilustrativo ensinando a criar sites com o Wordpress. Clique na imagem abaixo para baixar uma cópia do e-book:


Vamos, agora, considerar alguns prós e contras quanto ao uso de sistemas gratuitos para criar site grátis:

#Prós:

- gratuidade: é de graça, você não precisa pagar nenhum centavo para criar seu site, a não ser que deseja usar um serviço Premium. Você não precisa pagar pelo domínio, nesses casos são subdomínios porque o nome que você escolher para o seu site, vem antes de webnode.com ou wix.com (exemplo: isaiascv.webnode.com); você não precisa pagar para a hospedagem dos arquivos do seu site. Na verdade você não tem uma conta de hospedagem, apenas um painel administrativo onde você faz toda a edição do site. Todas as páginas que você criar, os arquivos que fizer upload serão armazenados na pasta da sua conta, pasta essa que você não tem permissão de acesso, você tem apenas a opção de remover, editar, alterar através do painel administrativo.

- não precisa de programador: você não precisa ser um programador, nem precisa de um programador, desde que você entenda um pouco de como funcionam as páginas na Internet. O básico sobre lógica de programação já ajudaria muito.

- modelos prontos: você terá no seu painel administrativo vários templates para escolher a seu gosto e usar no seu site, sem precisar criar um.

#Contras:

- limitação: essa é a primeira desvantagem; por ser gratuito você tem algumas limitações: seu site estará rodando em um subdomínio (a não ser se você adquirir um domínio pago); você não tem acesso ao seu subdomínio (nesse caso, falo do acesso aos arquivos no servidor); limite de espaço;

- geralmente você não pode adicionar um template que não consta na lista dos já disponibilizados pelo sistema. Você terá que usar um dos temas, querendo ou não.

- poucos recursos: se se compararmos com CMS’s como o Wordpress, Joomla entre outros onde plugins, módulos, widgets facilita seu trabalho;

Se deseja realmente criar um site grátis, use o Webnode ou o Wix; mas se você quiser algo mais profissional e com toda a liberdade administrativa, compre um domínio profissional - recomendo a Empresa HOSTGATOR ou HOSTINGER, use um CMS poderoso como o Wordpress e crie seu Site.

Grandes portais rodam no Wordpress, e se não fosse pelo código fonte do site, você nem desconfiaria que está usando esse CMS. Você encontra na Internet templates das mais variadas categorias de Sites que você poderá estar usando.

Se precisar de ajuda para criar seu Site, deixe comentário.

About the Author

Agência de Marketing Digital em Cabo Verde.

Nos Pague um Café

Postar um comentário

Cookie Consent
Usamos cookies neste site para analisar o tráfego, lembrar suas preferências e otimizar sua experiência.
Oops!
Parece que há algo errado com sua conexão com a Internet. Conecte-se à Internet e comece a navegar novamente.
AdBlock Detected!
Detectamos que você está usando um plugin de bloqueio de anúncios em seu navegador.
A receita que ganhamos com os anúncios é usada para gerenciar este site, solicitamos que você coloque nosso site na lista de permissões em seu plugin de bloqueio de anúncios.
Site is Blocked
Sorry! This site is not available in your country.