Entenda o que é Domínio e Hospedagem de sites

Quando falamos sobre Sites na Internet, esses dois termos são imprescindíveis. Seja pago ou gratuito, precisamos de um domínio e um espaço para hospedagem.

Sites rodam em servidores e são acessados via browser (navegador) pelo seu endereço IP (domínio).

O que é um Domínio? 

Domínio é seu nome na Internet. Geralmente são de fácil memorização e que serve para localizar e identificar computadores/servidores na Internet.


Exemplo: turotiaistech.info | nesse endereço, o domínio é tutoriaistech.info | o nome “tutoriaistech” é o nome que eu escolhi para o referido site, por ser um Site de tutoriais sobre tecnologias Web de uma forma geral. 

Quanto mais criativo você for na escolha do nome do seu site, melhor traduzirá seu conteúdo e facilita até mesmo na hora de encontrar seu site ou decorar esse nomes. Esse nome geralmente é escolhido pelo dono do Site, de acordo com o conteúdo de seu site Site. Ex.: www.baixaki.com.com | esse é um site de downloads. O nome “baixaki”, numa tradução literal seria “Baixe aqui”, e nos dá a entender que naquele Site há alguma coisa para baixarmos (comummente chamado download). Ao visitarmos o site encontramos programas, imagens, ... para baixarmos para o nosso computador.

Outro detalhe relacionado a um domínio é a terminação, o que vem depois do nome do site, que identifica que tipo de site é. Ex.: adventista.edu.br | nesse endereço, a palavra adventista é muito vaga para determinar qual o conteúdo desse site, mas pelo domínio .edu.br, sei que se trata de um site sobre educação (.edu) e que é brasileiro (.br). No caso do nosso Blog aqui, temos .info por se tratar de um blog que traz informações sobre a teconologia Web

E se fosse um blog hospedado no Blogger, teríamos: universojovemadv.blogspot.com. Você pode perceber que a terminação não é .com ou .info ou .net, e sim, .blogspot.com. Isso porque este domínio é do serviço gratuito do Google para criar Blogs, o Blogger. 

O domínio do Blogger é blogger.com, então cada blog criado será identificado pelo domínio .blogspot.com | todos os blogs criados pelo Blogger terá essa terminação e o que vai fazer a diferença entre os blogs na mesma plataforma é o nome do Blog. 

Ao fazer seu cadastro para criar seu blog e você fornecer uma URL que deseja que seu blog tenha, o Blogger fará uma busca pelos endereços já criados para ver se outro blog esteja usando esse mesmo endereço. Se não tiver, você pode usar aquele endereço. Se tiver, você terá que escolher uma URL diferente, já que não pode haver dois blogs com o mesmo endereço usando o domínio .blogspot.com. 

Os blogs criados no Blogger são hospedados em um subdomínio do domínio .blogspot.com. Ex. nomedeseublog.blogspot.com

O Blogger permite, também, que você configure um domínio personalizade. Ex. seublog.com.

O mesmo acontece com blogs criados na plataforma wordpress.com.

Escrevi um artigo, anteriormente, sobre como resolver erro de domínios no Blogger que não funcionam sem o www na frente. Você pode ler este artigo e aprender também como adicionar um domínio profissional ao seu blog no Blogger.

O que é Hospedagem:

Depois de falarmos sobre Domínio, precisamos falar sobre a hospedagem, porque não faz sentido você ter um nome na Internet e não ter onde guardar os arquivos do site. 


Hospedar, numa tradução mais comum é: 
instalar como hóspede em alguma casa; abrigar; alojar” – Dic. Michaelis
Ou seja, é alojar algo em algum lugar. A palavra mais commumente usada é "alojamento". Então, neste caso, falando sobre sites, seria um lugar onde estão alojados os arquivos de nosso site (páginas, vídeos, músicas, imagens, ...).

Na internet esse lugar/espaço é chamado de Servidor Web – web porque está na Internet (existem também servidores locais – numa rede sem conexão a Internet ou um servidor local instalado no Windows, Linux, Mac). 

Servidor seria como um Disco (HD) de um computador, onde guardamos nossos arquivos. Só que no computador para acessarmos esses arquivos precisamos usar um computador logado no Windows, Linux, Mac. E, para acessar os arquivos no nosso site no servidor, solicitamos no navegador o endereço desse arquivo (que contem as informações sobre o nosso site).

Vejamos esses exemplos:

1. Endereço para uma página web - se esse arquivo for uma página Web, abrirá em uma janela do nosso navegador. Ex.: http://www.baixaki.com.br/index.html (esse link nos levaria à página inicial do Site Baixaki.

2. Endereço para um arquivo - se for um arquivo, por exemplo, digitaríamos http://www.baixaki.com.br/downloads/cursos.pdf (esse link nos informa que tem um arquivo com o nome “cursos”; a extensão .pdf nos informa que é um documento PDF e que está dentro da pasta “downloads”, que por sua vez está na raíz do site.

Poderíamos entender isso da mesma forma como as pastas estão organizadas no nosso computador. Ex.: C:\Program Files\Mozilla Firefox\plugins (estou procurando alguma coisa na pasta Plugins, que está dentro da pasta Mozilla Firefox, que está dentro da pasta Program Files, que está dentro do Disco C).

Encontramos na internet diversos Sites que disponibilizam serviços de domínio e hospedagem, pagos ou gratuitos.

Vejamos alguns:
  • Pagos - LocaWeb, Hostgator, Hostinger, Namecheap
  • Gratuitos – 50Webs, Dot TK
DICA:

Ao registrar um domínio (seu nome na internet), você não precisa contratar o serviço de hospedagem na mesma empresa. Caso optar por isso você poupa muito trabalho de fazer as configurações do DNS, porque a empresa já faz toda a configuração e logo que o DNS de seu domínio for propagado seu site já estará no ar.

Você pode comprar um domínio ou registrar um gratuito em uma empresa e hospedar seu site em ou outro servidor, e depois só precisa configurar o DNS no seu provedor de domínio para apontar para sua hospedagem. 

Na próxima dica traremos mais informações sobre domínio hospedagem.

About the Author

Agência de Marketing Digital em Cabo Verde.

Nos Pague um Café

Postar um comentário

Cookie Consent
Usamos cookies neste site para analisar o tráfego, lembrar suas preferências e otimizar sua experiência.
Oops!
Parece que há algo errado com sua conexão com a Internet. Conecte-se à Internet e comece a navegar novamente.
AdBlock Detected!
Detectamos que você está usando um plugin de bloqueio de anúncios em seu navegador.
A receita que ganhamos com os anúncios é usada para gerenciar este site, solicitamos que você coloque nosso site na lista de permissões em seu plugin de bloqueio de anúncios.
Site is Blocked
Sorry! This site is not available in your country.