Página de Contato no Blog: tão importante quanto o artigo

Algum tempo atrás eu assistia a um vídeo e a pessoa que comentava o assunto era administrador de Sites Institucionais e, em certo momento, ele mencionou a dificuldade que teve ao tentar entrar em contato com alguns blogueiros, justamente porque não existia uma página de contato no blog, nem perfil de autor ou algum link de contato.

Dias atrás, quando pesquisava por blogueiros adventistas e poder convidar a participar de nossa Comunidade de Blogueiros Adventistas no Facebook, eu tive a mesma dificuldade; muitos blogs não têm nenhuma página onde um usuário/visitante pode entrar em contato com o moderador do blog.

Eu entendo isso de duas maneiras:

  • o blogueiro pode não ter adicionado isso por algum motivo ou talvez nem saiba;
  • o blogueiro pode não querer interagir com os visitantes de seu blog;

Essa segunda ideia é uma das piores que um blogueiro pode pensar, porque o visitante de seu blog é uma pessoa, ela está no site porque de alguma forma o conteúdo o interessa ou lhe foi recomendado, e penso que se em algum momento ele precisar entrar em contato com o responsável do blog, ele deveria ter essa opção: uma página com um formulário, um link de perfil de redes sociais, um e-mail, telefone, …

Em alguns blogs no Blogger eu tive que pesquisar pelo perfil do autor no Blog e encontrar o e-mail usado para se conectar ao Painel do Blogger, o que poderia ser algo mais simples de se encontrar.

Conheço alguns blogs onde o moderador remove o formulário de comentário nas publicações; pessoalmente vejo isso da seguinte forma: é alguém que divulga um conteúdo para o visitante ler, engolir e não pode argumentar, nem dar sugestões, nem interagir.

Eu entendo alguns blogueiros que fazem isso pelo fato de alguns assuntos, principalmente no meio religioso, serem polémicos, e para acabar com o debate remove o formulário de comentários.

Na verdade, o blog é seu e você pode fazer o que quiser com ele, no entanto, se a sua intenção é ter uma relação com quem visita o seu blog, você abriria espaço para comentários, dúvidas, questionamentos ou até protestos, o que não vai mudar a "verdade" do que você fala.

Mas, no momento em que você remove a página de contato no blog, você impede alguém de interagir com seu conteúdo, e você estará aumentando a taxa de rejeição de seu blog, porque nós não podemos pensar em nosso blog apenas como um restaurante onde a pessoa entra, come e cai fora, porque até em um restaurante, se a pessoa não se sentir bem não retorna mais. Existem outros restaurantes oferecendo os mesmos pratos.

Não é assim, a Web é interativa e essa relação entre você que é o dono do site e um visitante pode, sem sombra de dúvidas, fazer seu blog crescer.

Uma página de contato no blog é tão importante quanto o seu artigo. É o meio onde quem o visita pode entrar em contato com você e se você leva a sério o trabalho que faz, terá tempo para interagir com quem visita o seu blog ou permitir que ele entre em contato contigo quando ele precisar, independentemente se o visitante quer criticar, te xingar ou ajudar.

Tudo é bem vindo, porque você pode usar isso para oferecer algo melhor em seu blog.

Tudo isso para lhe dizer que o seu site/blog precisa ter uma página de Contato.

Se você usa o Blogger já existe um Widget que adiciona um formulário de contato, apenas adicionando o widget onde você deseja; ou ainda adicionar uma página com as informações de contato sobre você.

Se usa o Wordpress, você pode adicionar isso usando Plugins como o 'Contat Form 7'.

Seu artigo é importantíssimo, razão de seu blog existir; a página de contato no blog é importantíssima, razão de que você não é anónimo na Web. Todas as vezes que você facilitar a interação entre você e o visitante de seu site, você está fazendo com que seu blog cresça.

Pense nisso e deixe seu comentário.

About the Author

Agência de Marketing Digital em Cabo Verde.

Nos Pague um Café

Postar um comentário

Cookie Consent
Usamos cookies neste site para analisar o tráfego, lembrar suas preferências e otimizar sua experiência.
Oops!
Parece que há algo errado com sua conexão com a Internet. Conecte-se à Internet e comece a navegar novamente.
AdBlock Detected!
Detectamos que você está usando um plugin de bloqueio de anúncios em seu navegador.
A receita que ganhamos com os anúncios é usada para gerenciar este site, solicitamos que você coloque nosso site na lista de permissões em seu plugin de bloqueio de anúncios.
Site is Blocked
Sorry! This site is not available in your country.