Traduza Templates Wordpress com o Poedit

Se você é fã do maior CMS de código aberto para gerenciamento de conteúdo Web, sabe que Wordpress veio para ficar. 

Com uma comunidade de milhares de adeptos, a cada dia surgem novas formas de melhor trabalhar nessa plataforma. Plugins, Widgets, Shortcodes, têm facilitado e muito o trabalho de programação e desenvolvimento de um projeto Web baseado em Wordpress, no entanto, um dos problemas mais comuns é o idioma. 

Idioma, digo, não o pacote de tradução do CMS em si, mas o idioma do site: menus, formulários, scripts, painel, etc.

Traduzir o CMS é si é coisa fácil, aliás, você nem precisa se dar ao trabalho de traduzir nada, apenas baixe o pacote referente ao seu idioma, e pensando em seu público alvo, seu site deve ser traduzido para o idioma nativo de seus usuários. 

Se você é desenvolvedor certamente vai criar seus templates tomando como base o idioma português, mas e se deseja usar um template gratuito ou pago em outro idioma já o trabalho aumenta, principalmente se o template não tem suporte ao seu idioma, no sentido de permitir a mudança de idioma. 

Nesse caso você vai precisar traduzir na mão todas as palavras para o idioma que desejar. É nesse momento que um programa como Poedit faz toda a diferença. Simples de se instalar e de usar, o Poedit permite a você traduzir seu template Wordpress em poucos minutos, basta encontrar o arquivo (*.po) do template que deseja traduzir. 

A interface do programa é a exibida na imagem abaixo. Você pode: editar uma tradução (de arquivos de idiomas que vem junto com o template); criar uma nova tradução; traduzir templates e plugins do Wordpress (na versão Pro) e colaborar na tradução com outros usuários.  


Ao executar o programa, a tela é bem amigável e em português; para que não se familiariza muito com o idioma inglês já uma mãozinha a mais. 

Ao abrir um arquivo de tradução, esses quatro campos chamam atenção:
   
1 e 2. texto fonte inglês (source text): é o texto original referente ao arquivo .po do template que você desejatraduzir. 

3. tradução (translation): é a tradução de todas as frases do seu template. 

4. Se você está conectado à Internet o programa sugere tradução das palavras, baseada no idioma que deseja traduzir. O que você precisar fazer é apenas selecionar a frase, na opção Texto Fonte, e traduzir no campo Tradução. 

Simples assim, depois basta salvar o arquivo e fazer a alteração nos arquivos de seu template. 

Para fazer o download do Poedit, faça clique neste link 

O programa possui mais ferramentas, que não cabe analisar por agora, você mesmo poderá descobrir essas funcionalidades e fazer uso de acordo com suas necessidades. A dica aqui é apenas para divulgar o programa Poedit para quem trabalha com Wordpress e precise em alguém momento traduzir seu template, aproveitando a facilidade desse programa. 

Sem mais, até a próxima dica.

About the Author

Agência de Marketing Digital em Cabo Verde.

Nos Pague um Café

Postar um comentário

Cookie Consent
Usamos cookies neste site para analisar o tráfego, lembrar suas preferências e otimizar sua experiência.
Oops!
Parece que há algo errado com sua conexão com a Internet. Conecte-se à Internet e comece a navegar novamente.
AdBlock Detected!
Detectamos que você está usando um plugin de bloqueio de anúncios em seu navegador.
A receita que ganhamos com os anúncios é usada para gerenciar este site, solicitamos que você coloque nosso site na lista de permissões em seu plugin de bloqueio de anúncios.
Site is Blocked
Sorry! This site is not available in your country.