Como adicionar o arquivo Ads.txt no Blogger

Se você divulga anúncios do Adsense em seu blog no Blogger, possivelmente, já deve ter recebido, em seu painel do Adsense, a seguinte notificação:
Ganhos em risco - você precisa corrigir alguns problemas do arquivo ads.txt para evitar um grande impacto na sua receita.
E, o Adsense oferece ajuda de como resolver o problema, que consiste em baixar o arquivo ads.txt e fazer upload na raiz de seu site. É fácil fazer isso se você usa uma hospedagem: basta fazer upload do arquivo no diretório raiz de seu site. O diretório raiz de um site é o diretório ou a pasta que segue o domínio de nível superior (example.com/ads.txt).

Para verificar se o arquivo foi publicado corretamente, confira se o conteúdo dele é exibido ao acessar a URL do ads.txt (https://exemplo.com/ads.txt) no navegador da Web. Se você conseguir vê-lo, é provável que o Google AdSense o encontre.

Se você usa o Blogger, este procedimento não vai ser possível, porque você não tem acesso ao servidor onde seu blog está hospedado, certo?

Então, veja neste tutorial, como adicionar o Ads.txt em seu site no Blogger.

Mas antes, vamos entender o que significa este arquivo ads.txt e o que faz.

O Authorized Digital Sellers, ou "ads.txt", é uma iniciativa do IAB Tech Lab que ajuda a garantir que seu inventário de anúncios - os anúncios exibidos em seu site - seja vendido apenas por redes de anúncios que você autorizar (neste caso, o Google Adsense) e evitar a perda de ganhos por exibição de um inventário de anúncios falsificados .

Ads.txt é um arquivo de texto armazenado na pasta principal de um site que contém a lista de empresas autorizadas a vender o inventário do site. O IAB Tech Lab lançou esta ferramenta em maio de 2017 com o objetivo de solucionar o problema da fraude publicitária por meio de algo capaz de “certificar” a autenticidade dos espaços publicitários. Em particular, o IAB queria encontrar uma solução para o chamado “spoofing de domínio”, que é a prática de passar fraudulentamente anúncios de baixa qualidade como premium. Esse fenômeno era de fato bastante comum: muitos compradores foram enganados para comprar espaços de anúncios que foram vendidos, por exemplo, a partir de Nytimes.com, mas seus anúncios acabaram aparecendo em outros sites, muito menos prestigiosos.

Ads.txt resolve esse problema de uma maneira muito simples: ele apenas lista todas as plataformas autorizadas a vender o inventário de um editor.  

Adicionando o arquivo ads.txt no Blogger (novo Blogger):

1. Baixe o arquivo ads.txt no seu painel do Adsense. Abra o arquivo e copie o código, que deve estar no seguinte formato:
google.com, pub-0000000000000000, DIRECT, f08c47fec0942fa0
2. Acesse o Painel do Blogger, neste endereço https://draft.blogger.com, e faça login com sua conta Google.

3. Na barra de Menus do Painel, faça clique em CONFIGURAÇÕES. Uma página única é exibida com todas as opções de configurações do Blogger, diferente do painel anterior do Blogger que exibia as configurações aninhadas por categorias.

4. Role a página até a opção MONETIZAÇÃO. Logo abaixo você encontra a opção "Ativar ads.txt personalizadado". Faça clique no botão para ativar (arrastar para direita). Feito isso, uma nova opção será exibida abaixo: "Conteúdo personalizado do ads.txt". Faça clique nesta opção e uma nova janela sobreposta será exibida.

5. Cole seu código do ads.txt e faça clique em "salvar". Pronto.

Para verificar se o arquivo foi publicado corretamente, confira se o conteúdo dele é exibido ao acessar a URL do ads.txt (https://exemplo.com/ads.txt - para domínios personalizados no Blogger, ou https://exemplo.blogspot.com/ads.txt) no navegador. Se você conseguir ver o mesmo código do ads.txt na tela, é provável que o Google Adsense vai conseguir encontrá-lo, também, e corrigir a alerta em seu painel do Adsense.

Obs: em alguns grupos de blogueiros que trabalham com o Adsense, dizem que se mesmo depois de ter configurado o arquivo ads.txt no Blogger a alerta continuar sendo exibido, ignore-a. Depois de alguns dias este aviso não aparecerá novamente. Apenas certifique que adicionou o código e está sendo exibido ao acessar o endereço mencionado acima, via navegador. 

Se tiver alguma dúvida deixe seu comentário abaixo e vamos tentar lhe ajudar.

Com informações de Suporte Adsense e Clickio

About the Author

Agência de Marketing Digital em Cabo Verde.

Nos Pague um Café

Postar um comentário

Cookie Consent
Usamos cookies neste site para analisar o tráfego, lembrar suas preferências e otimizar sua experiência.
Oops!
Parece que há algo errado com sua conexão com a Internet. Conecte-se à Internet e comece a navegar novamente.
AdBlock Detected!
Detectamos que você está usando um plugin de bloqueio de anúncios em seu navegador.
A receita que ganhamos com os anúncios é usada para gerenciar este site, solicitamos que você coloque nosso site na lista de permissões em seu plugin de bloqueio de anúncios.
Site is Blocked
Sorry! This site is not available in your country.