Como Configurar Links Permanentes do Wordpress

Por padrão, a estrutura de links do Wordpress vem da seguinte forma: http://www.seusite.com/?p=183, onde o "p" se refere à página e o "183" o ID do post, no entanto, essa extensão não é amigável aos motores de busca, no sentido que não exibe as palavras chaves de sua publicação para indexação no Google ou em outros motores de buscas como o Yahoo, Bing.

Ou seja, para os motores de busca esse parâmetro /?p=183 não diz nada a mais do que um simples número, mas a intenção nossa ao otimizar nosso Site é agregalor um valor semântico à URL, para que os buscadores possam interpretar o que encontrarem na URL como um valor importante e não apenas um número.

Para mudar isso, acesse o Menu Configurações no Painel de seu Wordpress e clique na opção "Links Permanentes".

Na opção ‘Configurações comuns’ escolha ‘Estrutura Personalizada’. Logo no campo adicione %postname%/ ou %category%/%postname%/, caso deseja associar também a categoria da postagem, e salve a alteração. 

Pronto, dessa forma, em vez de exibir o "/?p=183" o link terá o título de sua postagem ou a categoria e o titulo da postagem, conforme sua escolha.

Um outro detalhe que você precisa levar em consideração e, caso, der um erro ao salvar as alterações, é que o arquivo .htaccess pode não ter as permissões necessárias. 

Eu tive essa dificuldade em algumas versões do Wordpress (as mais antigas), li muita documentação e não dava certo, até que achei uma dica bem simples, no meu entender, fiz de forma correta e deu certo. 

Quando você fizer as alterações no link permanente e clicar para salvar as alterações, pode acontecer de não salvar isso automaticamente e pede que você atualize seu arquivo .htaccess no seu servidor; esse arquivo vem junto com os arquivos do seu Wordpress. 

Mas, se você der as permissões 777 via FTP para esse arquivo, o Wordpress já escreve o código necessário para você nesse arquivo ".hataccess" automaticamente e você não precisa fazer mais nada.
 

Simplificando: se acontecer de o Wordpress não conseguir salvar as alterações do links permanente, faça isso:

1. dê permissão 777 ao arquivo .htacess
2. cole o código /%postname%/ ou /%category%/%postname%/ no campo de personalização de links permanentes. 
3. salve. 
4. altera as permissões do arquivo .htaccess novamente para a permissão anterior, porque a permissão 777 pode ser uma brecha para hackers. Você está dado essa permissão apenas para que o Wordpress escreva as modificações que você está fazendo nas configurações de links permanentes, certo?

Qualquer dúvida, deixe comentário.