Como Configurar Links Permanentes do Wordpress

Por padrão, a estrutura de links do Wordpress vem da seguinte forma: http://www.seusite.com/?p=183, onde o p se refere à página e o 183 o ID do post, no entanto, essa extensão não é amigável aos motores de busca, no sentido que não exibe as palavras chaves de sua publicação para indexação no Google ou em outros motores de buscas como o Yahoo, Bing.

Ou seja, para os motores de busca esse parâmetro /?p=183 não diz nada a mais do que um simples número, mas a intenção nossa ao otimizar nosso Site é agregalor um valor semântico à URL, para que os buscadores possam interpretar o que encontrarem na URL como um valor importante e não apenas um número.

Como alterar os links permanente

Para mudar isso, acesse o Menu Configurações no Painel de seu Wordpress e clique na opção "Links Permanentes".

Na opção ‘Configurações comuns’ escolha ‘Estrutura Personalizada’. Logo no campo adicione as estruturas de links como %postname%/ ou %category%/%postname%/, caso deseja associar também a categoria da postagem na URL e salve a alteração.

Pronto, dessa forma, em vez de exibir o link como /?p=183 o link terá o título de sua postagem ou a categoria e o titulo da postagem, conforme sua escolha.

Um outro detalhe que você precisa levar em consideração e, caso, der um erro ao salvar as alterações, é que o arquivo .htaccess pode não ter as permissões necessárias.

Eu tive essa dificuldade em algumas versões do Wordpress (as mais antigas), li muita documentação e não dava certo, até que achei uma dica bem simples, no meu entender, fiz de forma correta e deu certo.

Quando você fizer as alterações no link permanente e clicar para salvar as alterações, pode acontecer de não salvar isso automaticamente e pede que você atualize seu arquivo .htaccess no seu servidor; esse arquivo vem junto com os arquivos do seu Wordpress.

Mas, se você der as permissões 777 via FTP para esse arquivo, o Wordpress já escreve o código necessário para você nesse arquivo .hataccess automaticamente e você não precisa fazer mais nada.

Simplificando: se acontecer de o Wordpress não conseguir salvar as alterações do links permanente, faça isso:

  1. Dar permissão 777 ao arquivo .htacess.
  2. colar a estrutura de links no formato /%postname%/ ou /%category%/%postname%/ no campo de personalização de links permanentes.
  3. Salvar.
  4. Alterar as permissões do arquivo .htaccess novamente para a permissão anterior, porque a permissão 777 pode ser uma brecha para hackers. Você está dado essa permissão apenas para que o Wordpress escreva as modificações que você está fazendo nas configurações de links permanentes.

About the Author

Agência de Marketing Digital em Cabo Verde.

Nos Pague um Café

Postar um comentário

Cookie Consent
Usamos cookies neste site para analisar o tráfego, lembrar suas preferências e otimizar sua experiência.
Oops!
Parece que há algo errado com sua conexão com a Internet. Conecte-se à Internet e comece a navegar novamente.
AdBlock Detected!
Detectamos que você está usando um plugin de bloqueio de anúncios em seu navegador.
A receita que ganhamos com os anúncios é usada para gerenciar este site, solicitamos que você coloque nosso site na lista de permissões em seu plugin de bloqueio de anúncios.
Site is Blocked
Sorry! This site is not available in your country.