Como criar um BLOG: tudo o que precisa saber

Criar um blog é um processo relativamente simples. Veja os passos:

  1. Escolha o segmento (nicho) do seu blog
  2. Escolha um nome para o blog
  3. Escolha um serviço de hospedagem
  4. Escolha uma plataforma para criar seu blog
  5. Configure a plataforma de seu blog
  6. Publique seus artigos

Percebeu como é simples? Definindo esses passos, seu blog vai estar no ar em alguns minutos, creia.

Quer dizer então que criar um blog não é aquele "bicho de sete cabeças" como parece? Não é. E vou te ajudar a entender cada um desses passos para ver como se torna simples esse processo.

Antes de criar um blog, você precisa primeiro responder à pergunta: por que criar um blog? A resposta a essa pergunta é que vai nortear todo esse processo.

Entre alguns motivos por que vai criar um blog, citamos:

  1. Você vai divulgar seu conhecimento. Alguma área do conhecimento que você domina, você pode criar um blog onde escreve artigos sobre isso.
  2. Uma forma de expressar suas ideias. Sabe aquele momento em que começam a surgir várias ideias em nossa mente e não sabemos como agir sobre elas? Você pode criar um blog e compartilhar essas ideias.
  3. Pode ser uma porta para novas oportunidades. No início pode parecer difícil, mas com o tempo, ao estabelecer a sua presença online, mais e mais pessoas farão parte de seu círculo, vão conhecer o seu trabalho e através disso podem aparecer novas oportunidades, quem sabe até de um emprego.
  4. Mostrar o que você sabe fazer. Todos nós temos habilidades em alguma coisa, iniciar um blog pode ser uma forma de mostrar o que você sabe fazer, através de artigos, tutoriais, etc. E isso, tem um alcance imensurável.
  5. Ser o próximo grande influenciador. Cada artigo novo que você escreve lhe dá um passo mais perto da popularidade. Se você domina bem um assunto vai se tornar uma referência e as pessoas vão te procurar porque se interessam no que você sabe.
  6. Realizar um sonho. Criar um blog pode ser a realização de um sonho. Nada melhor do que trabalhar focado no seu objetivo. Se você é apaixonado por alguma coisa nesta vida, você pode criar um blog e trabalhar para suas paixões reais.

Pontuado esses motivos (existem mais) por que você vai criar um blog, vamos aos detalhes dos seis passos mencionados acima:

1. Escolha o segmento (nicho) do seu blog

O primeiro passo para criar um blog é definir o segmento de seu blog, em outras palavras, seu nicho de atuação.

Seu blog vai ser sobre o quê? Qual assunto vai ser tratado em seu blog?

Seu blog pode ser sobre moda, carros, saúde, esportes, etc.

Para lhe ajudar a entender melhor sobre nichos, escrevi o artigo o que são blogs de nicho em nosso site sobre Marketing Digital.

2. Escolha um nome para seu blog

Após escolher o nicho de seu blog, você precisa escolher um nome para seu blog, que também será o nome de domínio de seu blog. O domínio é o nome de seu blog na internet, é o endereço, a url, o link de seu blog.

Exemplo, o nome deste blog, onde você está lendo este artigo, é Kriolu Business e o domínio é kriolubusiness.com. É um blog sobre Marketing Digital. Kriolu por eu ser africano (criolo) e Business por se tratar de negócios, neste caso, negócios na Internet.

Seu domínio precisa ser o mesmo de seu projeto. Ao escolher seu nicho, escolha um nome para seu blog que tenha realção direta o mesmo.

Exemplo, se você vai criar um blog sobre Moda, o nome de seu blog pode ser “Na Moda”; se seu blog vai ser sobre tutoriais, o nome de seu blog pode ser “Tutoriais Tech”, e por aí vai.

Escrevi o artigo Como registrar um domínio que pode te ajudar na escolha do nome de domínio para o seu blog e indicação de empresas para registro de domínio.

3. Escolha um serviço de hospedagem

Após registrar seu domínio, você precisa contratar um plano de hospedagem. Em outras palavras, você precisa alugar um espaço (um servidor) para hospedar (guardar os arquivos) seu site.

Existe uma infinidade de opções de empresas provedoras de hospedagem.

Vou lhe recomendar a Hostinger e o Hostgator.

Escrevi um artigo sobre Como hospedar um site que pode te ajudar neste processo.

Se você quer aprender a trabalhar com Servidores VPS como a Digital Ocean, criei um mini curso que ensina como criar um blog com a Digital Ocean e o Painel Server Pilot.

Servidores VPS são servidores virtuais privados que te dão mais liberdade de gerenciar seus projetos web, são mais rápidos e escaláveis e com um custo relativamente baixo.

4. Escolha uma plataforma para criar seu blog

Após contratar um servidor de hospedagem de seu blog, você precisa escolher uma plataforma para criar seu blog.

Existem muitas opções na internet. De entre todas, lhe recomendo o Wordpress para hosts. Wordpress é o maior CMS de gerenciamento de sites/blogs da atualidade, pela sua flexibilidade, segurança e conta com milhares de templates para todos os tipos de sites. Com uma infinidade de Plug-ins você pode, ainda, adicionar muitos recursos ao seu site.

Se desejar conhecer melhor o Wordpress, escrevi um e-book falando especificamente sobre como criar um blog com o Wordpress. Você vai conhecer o Wordpress em si, tudo o que precisa saber, e aprender os passos para criar seu blog.

Baixe o e-book gratuito - Conheça Wordpress numa linguagem simples e descomplicada.

Você pode ainda criar seu blog no Blogger. Para isso, criei um mini curso sobre como criar seu blog no Blogger, com super dicas de gerenciamento e instalação de templates. E de bónus você vai aprender a instalar os 3 melhores templates para Blogger da atualidade.

Vale ressaltar que para criar um blog no Blogger você não precisa contratar um serviço de hospedagem. Falo sobre isso no mini curso.

Acessar minis curso Como criar um blog gratuito no Blogger

5. Configure a plataforma de seu blog

Após escolher a plataforma de criação de seu blog, você precisa configurar a plataforma.

Se você escolher o Wordpress, no e-book mencionado acima você vai aprender tudo isso.

Se você escolher o Blogge, vai aprender tudo isso no mini curso mencionado acima.

6. Publique seus artigos

Depois de ter feito todo esse processo, seu blog já está no ar e pronto para receber os artigos.

Agora é o momento de colocar a mão na massa e escrever sobre o que você mais gosta e compartilhar suas ideias na Internet.

Espero ter-lhe ajudado. Qualquer dúvida, deixe seu comentário abaixo.

About the Author

Agência de Marketing Digital em Cabo Verde.

Nos Pague um Café

Postar um comentário

Cookie Consent
Usamos cookies neste site para analisar o tráfego, lembrar suas preferências e otimizar sua experiência.
Oops!
Parece que há algo errado com sua conexão com a Internet. Conecte-se à Internet e comece a navegar novamente.
AdBlock Detected!
Detectamos que você está usando um plugin de bloqueio de anúncios em seu navegador.
A receita que ganhamos com os anúncios é usada para gerenciar este site, solicitamos que você coloque nosso site na lista de permissões em seu plugin de bloqueio de anúncios.
Site is Blocked
Sorry! This site is not available in your country.