CONHEÇA nosso Canal de Tutoriais no Youtube.. Acessar Agora!

Como criar um BLOG: tudo o que precisa saber

Criar um blog Ă© um processo relativamente simples. Veja os passos:

  1. Escolha o segmento (nicho) do seu blog
  2. Escolha um nome para o blog
  3. Escolha um serviço de hospedagem
  4. Escolha uma plataforma para criar seu blog
  5. Configure a plataforma de seu blog
  6. Publique seus artigos

Percebeu como Ă© simples? Definindo esses passos, seu blog vai estar no ar em alguns minutos, creia.

Quer dizer então que criar um blog não é aquele "bicho de sete cabeças" como parece? Não é. E vou te ajudar a entender cada um desses passos para ver como se torna simples esse processo.

Antes de criar um blog, vocĂȘ precisa primeiro responder Ă  pergunta: por que criar um blog? A resposta a essa pergunta Ă© que vai nortear todo esse processo.

Entre alguns motivos por que vai criar um blog, citamos:

  1. VocĂȘ vai divulgar seu conhecimento. Alguma ĂĄrea do conhecimento que vocĂȘ domina, vocĂȘ pode criar um blog onde escreve artigos sobre isso.
  2. Uma forma de expressar suas ideias. Sabe aquele momento em que começam a surgir vĂĄrias ideias em nossa mente e nĂŁo sabemos como agir sobre elas? VocĂȘ pode criar um blog e compartilhar essas ideias.
  3. Pode ser uma porta para novas oportunidades. No início pode parecer difícil, mas com o tempo, ao estabelecer a sua presença online, mais e mais pessoas farão parte de seu círculo, vão conhecer o seu trabalho e através disso podem aparecer novas oportunidades, quem sabe até de um emprego.
  4. Mostrar o que vocĂȘ sabe fazer. Todos nĂłs temos habilidades em alguma coisa, iniciar um blog pode ser uma forma de mostrar o que vocĂȘ sabe fazer, atravĂ©s de artigos, tutoriais, etc. E isso, tem um alcance imensurĂĄvel.
  5. Ser o prĂłximo grande influenciador. Cada artigo novo que vocĂȘ escreve lhe dĂĄ um passo mais perto da popularidade. Se vocĂȘ domina bem um assunto vai se tornar uma referĂȘncia e as pessoas vĂŁo te procurar porque se interessam no que vocĂȘ sabe.
  6. Realizar um sonho. Criar um blog pode ser a realização de um sonho. Nada melhor do que trabalhar focado no seu objetivo. Se vocĂȘ Ă© apaixonado por alguma coisa nesta vida, vocĂȘ pode criar um blog e trabalhar para suas paixĂ”es reais.

Pontuado esses motivos (existem mais) por que vocĂȘ vai criar um blog, vamos aos detalhes dos seis passos mencionados acima:

1. Escolha o segmento (nicho) do seu blog

O primeiro passo para criar um blog é definir o segmento de seu blog, em outras palavras, seu nicho de atuação.

Seu blog vai ser sobre o quĂȘ? Qual assunto vai ser tratado em seu blog?

Seu blog pode ser sobre moda, carros, saĂșde, esportes, etc.

Para lhe ajudar a entender melhor sobre nichos, escrevi o artigo o que sĂŁo blogs de nicho em nosso site sobre Marketing Digital.

2. Escolha um nome para seu blog

ApĂłs escolher o nicho de seu blog, vocĂȘ precisa escolher um nome para seu blog, que tambĂ©m serĂĄ o nome de domĂ­nio de seu blog. O domĂ­nio Ă© o nome de seu blog na internet, Ă© o endereço, a url, o link de seu blog.

Exemplo, o nome deste blog, onde vocĂȘ estĂĄ lendo este artigo, Ă© Kriolu Business e o domĂ­nio Ă© kriolubusiness.com. É um blog sobre Marketing Digital. Kriolu por eu ser africano (criolo) e Business por se tratar de negĂłcios, neste caso, negĂłcios na Internet.

Seu domínio precisa ser o mesmo de seu projeto. Ao escolher seu nicho, escolha um nome para seu blog que tenha realção direta o mesmo.

Exemplo, se vocĂȘ vai criar um blog sobre Moda, o nome de seu blog pode ser “Na Moda”; se seu blog vai ser sobre tutoriais, o nome de seu blog pode ser “Tutoriais Tech”, e por aĂ­ vai.

Escrevi o artigo Como registrar um domínio que pode te ajudar na escolha do nome de domínio para o seu blog e indicação de empresas para registro de domínio.

3. Escolha um serviço de hospedagem

ApĂłs registrar seu domĂ­nio, vocĂȘ precisa contratar um plano de hospedagem. Em outras palavras, vocĂȘ precisa alugar um espaço (um servidor) para hospedar (guardar os arquivos) seu site.

Existe uma infinidade de opçÔes de empresas provedoras de hospedagem.

Vou lhe recomendar a Hostinger e o Hostgator.

Escrevi um artigo sobre Como hospedar um site que pode te ajudar neste processo.

Se vocĂȘ quer aprender a trabalhar com Servidores VPS como a Digital Ocean, criei um mini curso que ensina como criar um blog com a Digital Ocean e o Painel Server Pilot.

Servidores VPS sĂŁo servidores virtuais privados que te dĂŁo mais liberdade de gerenciar seus projetos web, sĂŁo mais rĂĄpidos e escalĂĄveis e com um custo relativamente baixo.

4. Escolha uma plataforma para criar seu blog

ApĂłs contratar um servidor de hospedagem de seu blog, vocĂȘ precisa escolher uma plataforma para criar seu blog.

Existem muitas opçÔes na internet. De entre todas, lhe recomendo o Wordpress para hosts. Wordpress Ă© o maior CMS de gerenciamento de sites/blogs da atualidade, pela sua flexibilidade, segurança e conta com milhares de templates para todos os tipos de sites. Com uma infinidade de Plug-ins vocĂȘ pode, ainda, adicionar muitos recursos ao seu site.

Se desejar conhecer melhor o Wordpress, escrevi um e-book falando especificamente sobre como criar um blog com o Wordpress. VocĂȘ vai conhecer o Wordpress em si, tudo o que precisa saber, e aprender os passos para criar seu blog.

Baixe o e-book gratuito - Conheça Wordpress numa linguagem simples e descomplicada.

VocĂȘ pode ainda criar seu blog no Blogger. Para isso, criei um mini curso sobre como criar seu blog no Blogger, com super dicas de gerenciamento e instalação de templates. E de bĂłnus vocĂȘ vai aprender a instalar os 3 melhores templates para Blogger da atualidade.

Vale ressaltar que para criar um blog no Blogger vocĂȘ nĂŁo precisa contratar um serviço de hospedagem. Falo sobre isso no mini curso.

Acessar minis curso Como criar um blog gratuito no Blogger

5. Configure a plataforma de seu blog

ApĂłs escolher a plataforma de criação de seu blog, vocĂȘ precisa configurar a plataforma.

Se vocĂȘ escolher o Wordpress, no e-book mencionado acima vocĂȘ vai aprender tudo isso.

Se vocĂȘ escolher o Blogge, vai aprender tudo isso no mini curso mencionado acima.

6. Publique seus artigos

Depois de ter feito todo esse processo, seu blog jĂĄ estĂĄ no ar e pronto para receber os artigos.

Agora Ă© o momento de colocar a mĂŁo na massa e escrever sobre o que vocĂȘ mais gosta e compartilhar suas ideias na Internet.

Espero ter-lhe ajudado. Qualquer dĂșvida, deixe seu comentĂĄrio abaixo.

Criamos NegĂłcios Digitais em Cabo Verde.

Nos Pague um Café

Postar um comentĂĄrio

Cookie Consent

We serve cookies on this site to analyze traffic, remember your preferences, and optimize your experience.