Como hospedar um Site, usando o cPanel

Quando falei sobre criar um blog, fiz menção à hospedagem de sites.

Todos os sites estão hospedados em servidores Web, máquinas virtuais desenhadas para prover este serviço.

Você acessa o seu site pelo seu nome de domínio, ex. criarsites.info e o navegador solicita essa informação ao servidor onde o site está hospedado e o site lhe é exibido.

Hospedar, numa tradução mais comum seria “instalar como hóspede em alguma casa; abrigar; alojar” - Dic. Michaelis.

Ou seja, é abrigar algo em algum lugar, nesse caso falando sobre sites, seria um local onde alojamos os arquivos do nosso site (páginas, vídeos, músicas, imagens, scripts, etc.). Esse local é chamado de Servidor Web. Web porque é acessado via Internet; existem também servidores locais numa rede sem conexão à internet, um servidor local instalado no Sistema Operativo Windows, Linux, Mac, …)

Servidor é como um Disco (HD) de um computador, onde guardamos nossos arquivos. Só que no computador para acessarmos esses arquivos precisamos usar um computador logado no Windows, Linux, Mac, / e para acessar os arquivos do nosso site no servidor web, precisamos estar conectados à Internet.

Vou lhe mostrar como hospedar um site/blog em um servidor de hospedagem, que usa o cPanel como gerenciador de sites.

Ao contratar um serviço de hospedagem, a empresa lhe envia algumas informações sobre o servidor de hospedagem.

Se você registrou o domínio e contratou o plano de hospedagem na mesma empresa, eles já fazem toda a configuração e você só precisa acessar o Painel de gerenciamento de seu site e não precisa fazer nenhuma configuração entre o domínio e o plano de hospedagem.

Caso você tiver registrado o domínio em uma empresa como a Goddady e contratou o plano de hospedagem com a Hostinger ou a Hostgator, você precisar configurar o DNS do domínio para apontar para o servidor. Sobre isso, gravei um tutorial sobre como configurar DNS em seu domínio e você pode aprender algumas outras dicas mais sobre este assunto.

Vou usar como exemplo o serviço de hospedagem deste blog, Kriolu Business.

O meu domínio está registrado na Goddady. Contratei o Plano de hospedagem com a NameCheap.

Por ter contratado os serviços separadamente, precisei configurar o DNS do domínio na Godady para apontar para o servidor e está funcionando perfeitamente.

O plano de hospedagem que eu contratei, é uma hospedagem compartilhada e oferece o cPanel no pacote, como Painel de gerenciamento do site.

Sendo assim, a empresa me enviou os dados de acesso ao meu cPanel. Acessando a url, a seguinte tela é exibida:

Depois de inserir os meus dados de login, o cPanel é exibido:

O cPanel oferece todos os recursos possíveis para gerenciar um site. Não vou me deter aos detalhes sobre os recursos oferecido pelo cPanel, vamos diretamente ao ponto que é hospedagem de site.

Para hospedar um site, preciso clicar na ferramenta “Gerenciador de Arquivos”, conforme imagem abaixo:

Feito isso, o Gerenciador de Arquivos é exibido numa nova aba:

cPanel é o painel de gerenciamento de sites mais completos que existem no mercado e da fácil manuseio. Você pode ver, conforme imagem acima, as ferramentas que disponibiliza.

De entre quase uma dezena de pastas, procure por Public_html.

Esta é a raíz de seu domínio. Tudo o que você colocar dentro de Public_html é exibido em seu domínio.

Basta usar a ferramenta Uploads do Gerenciador para carregar os arquivos do site e seu site já estará hospedado em seu servidor.

Nos passos acima você aprendeu a hospedar um Site em um servidor usando o cPanel.

Você pode instalar o Wordpress, scripts e o que quiser dentro de seu servidor.

Para aprender a criar e hospedar um site usando um VPS, assista o mini curso como criar um site com Digital Ocean e Server Pilot.

Para hospedar um site/blog no Blogger você não precisa fazer nada, apenas acessar https://draft.blogger.com, logar com sua Conta Google. Os arquivos como imagens, vídeos, áudios que você fizer upload através do Painel do Blogger ficam hospedados nos servidores do Google.

Para hospedar um site/blog no Wordpress.com você não precisa fazer nada, também. O processo é similar ao Blogger.

Caso tiver alguma dúvida, deixe seu comentário abaixo.