Como parar Comentários SPAM em seu site Wordpress

Você tem um blog Wordpress? Se sim, então sabe do incômodo que é moderar diariamente dezenas de comentários Spam em seus artigos, que geralmente são apenas propaganda de negócios que não lhe interessa.

Combater Spam tem sido uma dor de cabeça para milhares de usuários, mas você pode combater isso usando algumas técnicas em seu blog:

Deletando os Comentários

As máquinas Spam são verdadeiros perturbadores e mesmo que você apague os comentários, elas sempre virão. Uma das formas é você apagar esses comentários pelo Painel Wordpress. Outra dica é que se você não aprovar o comentário ele não será exibido no seu artigo, a não ser se você usa configurações de postagem automática de comentários sem moderação, mas isso não seria recomendável.

O Sistema de comentários do Facebook, por exemplo, usado em muitos blogs, limita a moderação, porque o moderador do blog não recebe notificação de novo comentário pelo Painel Wordpress, exigindo que o moderador entre no aplicativo e moderar os comentários, o que se torna trabalhoso.

Usar Plugins

Usar plugins anti-Spam é uma das formas mais simples e eficiente de combater comentários Spam em seus artigos. No entanto, alguns não funcionam de forma eficiente, dão erros, podem diminuir a velocidade de carregamento das página, etc. Por outro lado, alguns são recomendados:

  • Akismet é um dos plugins mais usados para controlar e reduzir comentários spam.

O plugin exige uma chave API que você pode conseguir gratuitamente para uso pessoal ou comprar a verão para empresas. Por padrão, ao instalar o Wordpress, é um dos Plugins que já é adicionado automaticamente. Basta ativá-lo e o plugin vai pedir uma chave API, que você pode conseguir, usando o próprio link disponibilizado pelo plugin.

  • Quiz é outro plugin, baseado na ideia de que apenas humanos, e não robôs, podem usar a mente e responder as perguntas geradas pelo plugin antes de enviar os comentários. As perguntas são criadas aleatoriamente e dificilmente os robôs conseguem respondê-las o que limita comentários Spam enviado por máquinas e não humanos.
  • Trackback validation é outro plugin que você pode usar para adicionar mais segurança no combate a comentários Spam. Esse plugin pode acessar o endereço IP do remetente e bloqueá-lo.
  • reCAPTCHA Plugin é um dos mais usados, principalmente em redes sociais. O plugin exibe uma imagem com alguns cracteres que o usuário precisa escrever de forma igual para poder comentar, caso contrário não seria possível. Fácil de se instalar e ser usado.

Login de Usuários em comentários

Mesmo não sendo muito popular, essa técnica é uma das formas eficientes de limitar comentários Spam, exigindo que o usuário tenha uma conta no Site para poder comentar determinado artigo. Para comentar o usuário precisa de identificar com um login e senha previamente cadastrados. Os robôs não conseguirão enviar comentários, pelo fato de ser necessário uma identificação de usuário. Mais popular em portais de notícias.

Banir endereço IP de Spammers

Essa técnica é mais usada para limitar comentários Spam de máquinas, porque humanos podem quebrar isso. Mas mesmo assim o moderador pode bloquear o endereço IP de uma máquina que está sempre incomodando com comentários Spam em seus artigos.

Essa configuração é feita via arquivo .htaccess com códigos de bloqueio. Essas técnicas podem lhe ajudar a limitar comentários Spam em seus artigos.

About the Author

Agência de Marketing Digital em Cabo Verde.

Nos Pague um Café

Postar um comentário

Cookie Consent
Usamos cookies neste site para analisar o tráfego, lembrar suas preferências e otimizar sua experiência.
Oops!
Parece que há algo errado com sua conexão com a Internet. Conecte-se à Internet e comece a navegar novamente.
AdBlock Detected!
Detectamos que você está usando um plugin de bloqueio de anúncios em seu navegador.
A receita que ganhamos com os anúncios é usada para gerenciar este site, solicitamos que você coloque nosso site na lista de permissões em seu plugin de bloqueio de anúncios.
Site is Blocked
Sorry! This site is not available in your country.