Passos para criar um blog no Blogger e Wordpress.com

Primeiramente vou lhe mostrar como criar seu blog gratuito na plataforma Wordpress.com e depois no Blogger.com. Toda a configuração do blog é bem simples e pode demorar cerca de 20 minutos apenas para que seu blog esteja no ar e pronto para você começar a escrever seus artigos.

Recomendo ler todo o texto antes de começar a criar seu blog propriamente dito.

Antes de você poder começar a blogar, há algo que você precisa fazer antes:

1. Escolher um nome de domínio (endereço web de seu blog).

Nesse caso, não vou falar de domínios profissionais porque isso vai exigir que você faça um investimento inicial para comprar seu domínio e um plano de hospedagem (onde os arquivos de seu site estarão guardados), e o objetivo aqui é um blog de forma gratuita. 

No wordpress.com e no blogger.com você apenas escolhe um nome para o seu blog e esse nome, caso nenhum blog o esteja usando, poderá ser o endereço de seu blog. 

Nesse caso, seu blog não será www.seublog.com mas nomedeseublog.wordpress.com ou nomedeseublog.blogspot.com, certo?

Nos serviços gratuitos do Wordpress e o Blogger, o seu blog será criado em um subdomínio do domínio principal da plataforma, wordpress.com ou blogger.com.

Em outro artigo vou ensinar como criar seu blog em um domínio profissional, com seu domínio próprio e seu plano de hospedagem; neste caso apenas vamos criar seu blog nesses serviços gratuitos. Recomendo que você leia o artigo que escrevi aqui no blog Criar Sites grátis: prós e contras para você entender melhor quais as vantagens de um serviço profissional comparado com os gratuitos disponíveis.

Como criar seu blog no Wordpress.com

Para isso, acesse http://wordpress.come a tela seguinte lhe é exibida:

Você precisa apenas clicar em CRIAR SITE para prosseguir. 

Na próxima tela você precisa escolher um dos modelos disponíveis para o seu blog. Após escolher um modelo uma página será exibida onde você terá que escolher o endereço (url) de seu site. 

Na demonstração abaixo escolhi o nome queroserblogueiro e você pode perceber que o primeiro endereço, destacado a vermelho queroserblogueiro.wordpress.com é gratuito (FREE); você tem ainda a opção de registrar um domínio profissional, conforme aparece nas opções abaixo, da mesma imagem, mas isso não nos interessa no momento; nosso objetivo é criar um blog gratuito, certo? 

Faça clique em Dibab para continuar.

Na próxima tela você escolhe um dos planos; escolha o Plano Free, conforme mostra a imagem abaixo:

Feito isso, será exibido um formulário onde você precisa criar sua conta, informando um endereço de e-mail, um nome de usuário e uma senha; feito isso, faça clique em Creat My Account e o sistema vai criar uma conta para o seu blog. Os dados de login de sua conta e o link de acesso ao Painel será enviada para o e-mail que você informou ao criar a sua conta.

Não vou entrar em detalhes sobre o Painel Wordpress de seu blog, porque falarei disso em um vídeo que estarei disponibilizando aqui no blog para que você possa entender melhor vendo, certo?

Como criar um blog na plataforma Blogger.

No blogger, em apenas três passos você terá seu blog no ar. A única diferença é que você precisa criar primeiro uma Conta do Google para poder acessar a plataforma. 

Se você tem um e-mail no Gmail, você precisa apenas entrar em http://draft.blogger.com; se ainda não tem uma conta do Google, crie uma neste link https://accounts.google.com/SignUp?service=mail&hl=pt-BR. Preencha todos os dados corretamente e terá acesso à sua conta de e-mail do Gmail, bem como todos os serviços que o Google oferece, porque com uma conta do Google você pode ter acesso a qualquer serviço que oferecem, como o Youtube, o Google Drive e outros mais.

Ao acessar http://draft.blogger.com e fazer o login com a sua conta do Google, a seguinte tela lhe é exibida:

Faça clique em Novo Blog e será exibida uma tela onde você precisará apenas escolher: 

  1. Um título para seu blog. No título você pode usar o mesmo nome do blog. 
  2. Um endereço (url) de seu blog. 
  3. Um modelo de template para o seu blog. 

Feito isso, apenas faça clique em Criar Blog e seu blog já estará criado, e aparecerá na lista de seus blogs criados no Painel dessa conta no blogger, certo?

Mais dicas sobre como administrar um Painel no Blogger você verá em um vídeo aqui no blog.

Agora você já pode acessar wordpress.com ou o draft.blogger.com e começar a criar o seu blog, seguindo os passos acima.

Bom começo!

About the Author

Agência de Marketing Digital em Cabo Verde.

Nos Pague um Café

Postar um comentário

Cookie Consent
Usamos cookies neste site para analisar o tráfego, lembrar suas preferências e otimizar sua experiência.
Oops!
Parece que há algo errado com sua conexão com a Internet. Conecte-se à Internet e comece a navegar novamente.
AdBlock Detected!
Detectamos que você está usando um plugin de bloqueio de anúncios em seu navegador.
A receita que ganhamos com os anúncios é usada para gerenciar este site, solicitamos que você coloque nosso site na lista de permissões em seu plugin de bloqueio de anúncios.
Site is Blocked
Sorry! This site is not available in your country.